- Área: 2750 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Mike Sinclair
-
Fabricantes: Hansgrohe, Manko Window Systems, Mecho Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Shelton Marshall é um lar urbano para uma família com quatro integrantes construído no bairro de Westside na Cidade de Kansas. Com área total abaixo de 2.000 m², a casa é uma resposta consistente para a máxima da qualidade ao invés de quantidade, dentro do contexto de um bairro junto ao centro em um esforço por uma vitalidade urbana.
O formato da casa reflete uma planta em U, organizado em torno de um pátio de entrada à oeste e uma varanda sombreada à leste. Enquanto que o pátio de entrada está dois metros abaixo do nível do pátio posterior, a área frontal parece flutuar dramaticamente em meio às árvores, mais de 6 metros acima da Madison Avenue. Grandes portas de vidro de correr conectam a cozinha, sala de jantar e de estar com os pários e varandas, proporcionando ventilação cruzada à toda a casa para desfrutar das brisas de verão; A casa aproveita a luz natural para proporcionar 100% de sua iluminação durante o dia, e utiliza discreta iluminação florescente e de halogênio para iluminação noturna.
A suíte principal é escalonada apropriadamente para uma residência urbana, e se abre para a varanda frontal para desfrutar das noites silenciosas. Os quartos das crianças é projetado para configurações flexíveis, abrindo-se uma a outra e também para o pátio de entrada. Beliches feitos sob medida organizam o espaço funcional de armários e as estações de trabalho abaixo.
A residência única de Shelton Marshall torna seus interiores um santuário urbano, um lugar de reflexão doméstica e tranquila em meio um bairro urbano.
Ocultos por um lado e sobrevoando por outro, as qualidades transparentes dos espaços internos e pátios externos se abrem generosamente um ao outro com uma estrutura revestida de madeira de cedro que cuidadosamente configura o ambiente externo, filtrando o som de trens e demais ruídos através de paredes compostas de grandes portas de correr em vidro. Do acesso pela viela, no entanto, a casa é bastante invisível: os espaços públicos da casa se desdobram a cada passo, poeticamente suspensos entre o chão e a cobertura vegetalizada.
A Residência Shelton Marshall é, em última instância, um estudo cuidadoso do terreno, inserido firmemente no terreno por um lado, e como se flutuasse sem esforço acima do terreno no outro. Celebra a intimidade silenciosa da vida familiar, contribuindo com uma presença despretensiosa e inesperada para o contexto íntimo da vizinhança do entorno.